IV SEMAT

Sobre a semana

A Semana da Matemática da Ufla está na sua quarta edição. É um evento de caráter regional, organizado pelos professores do DMM, do DFM e pelos alunos do Centro Acadêmico de Matemática, que visa divulgar a matemática realizada na UFLA e de outras instituições convidadas, por meio de várias atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão. O evento contará com palestrantes externos renomados em suas áreas de pesquisa, de universidades como UFF, UNICAMP,... oferecendo palestras à nível de graduação. O público alvo são os alunos da Licenciatura em Matemática, professores da ensino superior e rede básica de ensino. O evento ocorrerá VIRTUALMENTE entre os dias 07 e 10 de Dezembro de 2020 .

Para inscrever-se no evento basta clicar no botão Inscrição logo abaixo. Caso tenha dúvidas siga as instruções.


Palestra 1: HUMBERTO BORTOLOSSI – UFF
Título: Projeto Livro Aberto de Matemática: o que Universidade e Escola Básica têm a aprender uma com a outra?

O Projeto Livro Aberto (https://umlivroaberto.org/), promovido pelo IMPA e pela OBMEP, é um esforço de professores universitários e professores da Escola Básica em produzir, de maneira colaborativa, livros didáticos de Matemática gratuitos, com excelência acadêmica, licença aberta e concebidos a partir de evidências científicas. Nesta palestra, por meio de vários exemplos, mostraremos como Universidade e Escola Básica (incluindo o Ensino Fundamental I) têm muito a aprender uma com a outra com benefícios mútuos. Os exemplos virão dos tópicos de Frações, Vetores e Projeções em seus múltiplos aspectos.

Link da palestra:
Apresentação: pdf (~6mb)
pptx (~133mb, com mídia)

Palestra 2: ROSANA MARIA MENDES - UFLA, ADRIELLY ANTONIA SANTOS GOMES - MESTRANDA DO PPGECEM/UFLA
Título: Educação Matemática Inclusiva: pesquisas, experiências e prática docente

O objetivo da palestra é levantar uma discussão sobre a área de Educação Matemática Inclusiva (EMI). Vamos apresentar as pesquisas que estão sendo realizadas na comunidade acadêmica e na UFLA e as experiências vividas em projetos de extensão. Mostramos a experiência de uma professora formada na UFLA na perspectiva da EMI e seu primeiro ano como professora da Educação Básica.

Link da palestra:
Apresentação: Slides

Palestra 3: REGINA CÉLIA GRANDO - UFSC
Título: Por que ainda temos algo a dizer sobre jogo na educação matemática?

O objetivo da palestra é levantar uma discussão sobre as resistências e possibilidades de se pensar o jogo nas práticas em educação Matemática. Discute-se o jogo como atividade lúdica, cultura lúdica, jogo na educação e jogo na educação matemática em uma perspectiva de resolução de problemas. Os equívocos na popularização de ideias relacionadas à gamificação e ludificação em Educação Matemática.

Link da palestra:

Palestra 4: JOÃO FREDERICO MEYER - UNICAMP
Título: A pandemia da CoViD-19: A Matemática tem que contribuir para enfrentá-la!

Será apresentada uma perspectiva de trabalho em termos da Modelagem Matemática de fenômenos epidemiológicos com alguns exemplos históricos e a evolução desses esforços matemáticos para modelar a pandemia, criando sistemas que permitam simular cenários - e contribuir social e sanitariamente para a definição de Políticas Públicas de combate ao vírus do SARS-CoV-2 e a melhoria da qualidade de vida.

Link da palestra:
Apresentação: Slides

PALESTRA 5: LEONOR SANTOS - UIDEF - Lisboa
Título: Práticas promotoras do desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos

A capacidade de raciocinar é fundamental para os alunos terem sucesso, tanto nas suas práticas matemáticas, como na sua vida futura para uma participação efetiva na sociedade do séc. XXI. O reconhecimento da importância de desenvolver o raciocínio matemático dos alunos é espelhado em diversas orientações curriculares. Contudo, o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos ainda não é abordado na maioria das salas de aula de Matemática de forma sistemática e são evidentes as dificuldades que os alunos revelam a raciocinar. Torna-se assim necessário aprofundar a compreensão sobre os aspetos nucleares do raciocínio matemático que devem ser objeto de ensino e os ambientes de sala de aula que oferecem oportunidades para o promover de forma eficiente. Tendo por base o projeto REASON, Raciocínio Matemático e Formação de Professores, em desenvolvimento, procurarei discutir as práticas dos professores que favorecem a promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.

Link da palestra:

Palestra 6: ALICE KOZAKEVICIUS - UFSM
Título: Uma experiência de ensino com cálculo numérico e produção de lixo doméstico

Por que devemos estudar cálculo numérico?" Essa pergunta tem sido repetida várias vezes por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Nesta palestra, conto uma tentativa de responder a essa questão por meio de uma experiência no ensino de cálculo numérico com uma abordagem contextualizada para a disciplina a partir da produção de lixo doméstico dos alunos. Durante as semanas iniciais do curso, os alunos de graduação foram convidados a estimar suas quantidades diárias de lixo. As informações coletadas foram consideradas como dados de entrada para todos os métodos numéricos estudados durante o curso. Os alunos também foram incentivados a fazer suas próprias perguntas sobre poluição, contaminação e outras questões ambientais, enquanto entendiam os esquemas numéricos estudados e os resultados obtidos.

Link da palestra:

Palestra 7: ADAIR MENDES NACARATO - USF
Título: A sala de aula como espaço de construção de conhecimento matemático

Nesta roda de conversa pretende-se dialogar com futuros professores e professores em exercício uma concepção de sala de aula para se ensinar matemática. Não existe prática destituída de teoria, portanto, nessa roda será abordada uma possibilidade de organização de um ambiente de aprendizagem matemática pautado na perspectiva histórico-cultural, com alguns conceitos-chave: a intencionalidade pedagógica, o diálogo, as interações, a intervenção pedagógica e a resolução de problemas como recurso metodológico.

Link da palestra:

Mesa Redonda: IRIS APARECIDA CUSTODIO, WELLINGTON ALMEIDA FERREIRA, FERNANDA MARTINS FERREIRA
Título: Os desafios do professor e da professora de matemática da educação básica em trabalho remoto

Link da mesa-redonda:

Instruções para as inscrições:

Assista ao video e veja como se inscrever!

Você também pode obter atualizações e informações acessando nosso instagram





REALIZAÇÃO





APOIO

Contato

Departamento de Ciências Exatas - DEX - UFLA
Lavras-MG

semanadamatematicaufla@gmail.com

Secretária DEX: 3829-1961